Campeão do São Paulo Open Tennis no CHSA, Meligeni dá salto no ranking e entra no top 250

0
329

Paulista conquistou primeiro título de challenger da carreira, no domingo, 29/11, e subiu 64 posições no ranking mundial, assumindo a 242ª colocação.

São Paulo, 30 de novembro de 2020 – Campeão do São Paulo Open Tennis, Felipe Meligeni disparou no ranking mundial. Em lista divulgada nesta segunda-feira, 30/11, pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o jovem paulista de 22 anos subiu 64 posições e passou a ocupar a 242ª colocação, sua melhor marca até aqui.

Felipe Meligeni, 22, a passou a figurar entre top 250 do ranking mundial ; img: Marcello Zambrana/DGW

Ele aparece como o quarto brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, estando atrás somente de Thiago Monteiro (84º), Thiago Wild (115º), João Menezes (semifinalista em São Paulo e que subiu oito posições, 196º).

Na decisão da chave de simples do São Paulo Open Tennis, no domingo, no Clube Hípico Santo Amaro, Meligeni superou o português Frederico Ferreira Silva, cabeça de chave 6, por 6/2 7/6(1). Foi o primeiro título de challenger do brasileiro. Com o vice-campeonato e os 48 pontos ganhos, Silva avançou 20 posições e é agora o 183º do mundo.

O português Frederico Ferreira Silva, vice-campeão do SP Open Tennis, subiu 20 posições no ranking

Meligeni também conquistou o título de duplas do torneio paulistano, ao lado do venezuelano Luis David Martinez, atingindo seu melhor ranking de duplas, passando de 136º para 123º. Na final, disputada no sábado, 28/11, a parceria do brasileiro, que na semana anterior havia sido campeã no Challenger de Guayaquil, venceu a dupla brasileira Rogério Dutra Silva/Fernando Romboli, por duplo 6/3.

A dupla campeã Luis David Martinez, da Venezula, e o brasileiro Felipe Meligeni

“Estou sem palavras. Não esperava isso. Meu primeiro challenger. Ganhar simples e duplas. Não esperava isso. Estou muito contente. É muito emocionante”, disse Meligeni, chorando, durante a cerimônia de premiação.

Emoção … da vitória

“Senti um pouco na pressão no segundo set, mas consegui seguir adiante. Tentei me manter o mais calmo possível, eu tinha acabado de sacar 6/5 para ganhar o jogo e sabia que ia dar certo. Joguei super bem, contei com uma dupla-falta dele no final, mas foi um jogo incrível, uma semana sensacional”, acrescentou o sobrinho de Fernando Meligeni, um dos ícones máximos do tênis brasileiro.

A merecida comemoração do campeão Felipe Meligeni

“Quero aproveitar o momento. Minha meta era entrar no top 250 para jogar os qualis de Grand Slam. Vou seguir trabalhando, o momento é bom, conquistei três títulos em duas semanas (duplas em Guayaquil e simples e duplas em São Paulo) e isso que faz a confiança subir”, afirmou Meligeni.

Dever cumprido

O Torneio Internacional de Challenger de Tênis São Paulo – São Paulo Open Tennis teve o patrocínio principal de Engie e patrocínio de TCL. Apoio – by Kamy, Joanini Transporte Rodoviário de Cargas e Clube Hípico Santo Amaro. Apoio Institucional – Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Material Esportivo Oficial – Fila. Hotel Oficial – Hilton São Paulo Morumbi. Bola Oficial – Wilson. Parceiro de Mídia – FoxSports. Evento Oficial – ATP Challenger Tour. Realização – Lei de Incentivo ao Esporte, Associação Brasileira para Criação e Desenvolvimento de Modalidades Esportivas (Asbra), Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

As finais de duplas e simples tiveram transmissão ao vivo pelo canal Fox Sports
Respeito aos protocolos da Covid-19

Tênis no CHSA

CHSA: palco do 1º ATP Challenger em 2020

A expectativa é que o CHSA – que conta com seis quadras de saibro – ainda sedie mais um torneio de tênis em dezembro de 2020 e  em 2021 já está sendo planejado o retorno de uma etapa do ATP Challenger no clube. Ao todo, o São Paulo Open Tennis recebeu jogadores de 15 países que tiveram direito a um espaço exclusivo no casarão do clube . (Em breve informações completas sobre a programação do tênis no CHSA.)

Fonte: DGW – Daniela Giuntini; imagens: Marcello Zambrana/DGW

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 5 =