Encerramento da temporada 2021 do Concurso Completo em Santo Amaro definiu títulos estaduais e de cinco rankings

0
82

Fechando a temporada do Concurso Completo de Equitação no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), entre 26 e 28/11, a Copa Santo Amaro chegou a sua 4ª Etapa integrando programação da Festival Equestre da Federação Paulista de Hipismo (FPH). O evento – que contou com as séries nas séries 0.50, 0.75m, 1 metro, Internacionais CCI2*L e CCI3* L – ainda foi válido pelos rankings Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Associação Brasileira de Hipismo Rural (ABHIR), Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH) e nas séries 2 e 3* pela Federação Equestre Internacional (FEI).

O top da casa Ricky Candi e Nice na largada da competição 3* no campo de polo

Sem dúvida, a modalidade considerada um triatlo equestre que reune provas de Adestramento, Cross Country e Salto e foi retomada no CHSA em setembro de 2020, sob a batuta do cavaleiro Leonardo Vani Fernandes, o Léo, diretor da entidade anfitriã, FPH e do concurso, fez a diferença para todos os praticantes da modalidade com fomento e incentivo todos os níveis e categorias. Em setembro de 2021, junto com o Campeonato Brasileiro já aconteceu o primeiro dos dois Internacionais, válidos como etapa observatória para os Jogos Sul-Americanos – Odesur 2022.

Major Vinicius Albano Almeida Leal com Texas do Rincão: campeão senior top Série 3*

No encerramento da temporada no CHSA, os juízes do adestramento foram o Coronel Delano Bastos e Julie Purgly. O percurso de cross teve armação de Oli da Rosa, course designer internacional (FEI level 2). “O nível técnico esteve exigente e passava por todo exterior do clube com largada no campo polo e chegada na pista de grama, sendo que a categoria 2* tinha 26 esforços e a categoria 3* tinha 27 esforços”, explica Léo. “Já na série 0.50 (base) com forte participação dos mini-mirins optamos por fazer a categoria na pista de grama principal João Carlos Kruel, de areia Sergio Brandão e raia para que a turma que está iniciando no esporte ficasse mais perto do público.”

Missão cumprida para Maria Eduarda Mendonça Tavares com SL Sachem II: campeã mini-mirim

Na sexta-feira, 26/11, dia as provas de Adestramento, uma chuva leve caiu durante a inspeção veterinária das séries 0.90 e 0.75m. “Fiquei um pouco preocupado pois no dia seguinte teríamos o Cross Country e com piso molhado fica mais difícil”, comenta Leo. “Para nossa sorte a previsão de chuva errou feio, pois abriu um tempo excelente sábado, 27, dia do cross, permitindo que nossos conjuntos pudessem aproveitar todo o percurso com segurança.”

Valentina Fofanoff com Paiacan: campeã Pré-mirim

Vale destacar ainda a ótima participação da nata jovem especialmente, especialmente, do Centro Hípico Guega em Ribeirão Preto (SP), liderado pelo cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Guega Fofanoff e Figueira Ranch, em Limeira (SP). “Esses centros hípicos sempre investiram na base, o que refletiu na boa participação e resultados”, analisa Leo.

Campeão Rafael Martins com Carano da Essencia: campeão mirim

“De modo geral, a modalidade cresceu muito nos últimos dois anos, tivemos a entrada de cavaleiros renomados do salto como Rafael Ribeiro, Pedro Maia, Andrea Muniz, a amazona amadora Juliana Almeida e alguns do Adestramento como Vinicius Miranda”, enfatiza o cavaleiro e dirigente.

Juliana Silva de Almeida com Lord Valiant: campeã categoria de base 0.50m

Pelas cores da casa, o cavaleiro olímpico e pan-americano Marcio Appel, integrante dos Times Brasil na Rio 2016, Tóquio 2020 e Pan Lima 2019, prestigiou todas as etapas de Copa Santo Amaro competindo nas séries 0.90, 1 metro e 2* com novas montarias e foi vencedor da série 2* nessa etapa final com a égua Nektar.

Marcio Appel com sua nova montaria Nektar: campeão senior 2*

A amazona polivalente Juliana Silva Almeida – que habitualmente já faz provas de Salto e Adestramento – foi a grande campeã da Copa Santo Amaro na série 0.50m. Especialmente na última etapa, um dos pontos altos foi estreia de Miguel Appel que montou Iberon JMen, BH de 19 anos que foi a duas Olimpíadas com seu pai Marcio. Iberon JMen, após cinco anos na Europa, agora está aposentado das grandes competições e tem uma nova missão pela frente ensinar os filhos do atleta olímpico. Miguel, 11, e Iberon JMen fizeram bonito garantindo o 3º posto no Campeonato Paulista.

O estreante Miguel Appel com o olímpico Iberon JMen em sua comemoração que lhe garantiu o 3º lugar categoria mini-mirim no Campeonato Paulista

Pedro Maia, que competiu com sucesso em diversas séries, dessa vez foi campeão da série 0.75m montando Mística Lu e classificação geral da Copa 0.75m e 2*.

Pedro Maia em ação com Mistica Lu

Na série 3*, Ricky Candi, top santamarense, garantiu o vice-campeonato e a 3ª colocação na etapa respectivamente com Nice e Destaque JT e classificação geral.

Ricky Candi: satisfeito com seu resultado na cerimônia de premiação

Ao mesmo tempo outro diferencial é o encontro de gerações nas provas reunindo masters, amadores, jovens talentos ao lado de profissionais, cavaleiros olímpicos e medalhistas pan-americanos. “O clima entre os competidores estava excelente com todos se ajudando a cada momento. Os competidores com mais experiência ajudando os mais novatos e dando dicas para que pudessem completar o percurso com excelência.”

A equipe campeã de São Paulo com Leó Fernandes: só alegria na cerimônia de premiação

Fato é que cavaleiros, amazonas e amantes da modalidade não vêm economizando elogios e agradecimentos à iniciativa de Léo que, além de organizador, confeccionou a maior parte dos obstáculos em sua fazenda no interior paulista, retomando a modalidade após um hiato de cerca de 30 anos.

“O Clube Hípico de Santo Amaro recebeu a comunidade do Concurso Completo de Equitação de braços abertos, sempre incentivando treinos e com melhorias frequentes do piso e dos obstáculos, com todo apoio do presidente Alexandre Leonor”, ressalta Léo. “Trabalhar pelo Concurso Completo e ver que as pessoas estão satisfeitas é muito gratificante. A nossa ideia é melhorar o percurso de cross cada vez mais em nosso clube, completando essa estrutura única na capital paulista e mais completo clube hípico do país. Fiquei muito contente com o resultado das provas e em 2022 teremos mais novidades no Clube Hípico de Santo Amaro para a modalidade”, finaliza Léo.

O casal Guega e Renata Fofanoff com suas filhas Valentina e Giovana, campeã e 3ª Pré-mirim, e Sayumi Izy, vice-campeã da categoria

Patrocinaram o encerramento da temporada do Concurso Completo em Santo Amaro: Indusparquet, Gigli, Bom Sabor, Wine, Dressur, Horse now, The fit Rider, Sunny Brinquedos, Playmobil, Limongi Engenharia e Brownie da La com chancela da Federação Paulista de Hipismo, Confederação Brasileira de Hipismo e Federação Equestre Internacional.

Nata jovem no pódio
Nada como a satisfação da conquista com direito a um vinho para a mães e pais

Série 0.50m – 7 conjuntos

Mini-mirim


Campeã Maria Eduarda Mendonça Tavares / SL Sachem II – CBH/FPH – 22,8 pontos perdidos (pp)
Vice Maria Eduarda Nicoluzzi / Virna – CBH/FPH – 23,1 pp
3º Miguel Appel / Iberon JMen – FPH – 24,7 pp

Base


Campeã Juliana Silva de Almeida / Lord Valiant – CBH/FPH – 25,6 pp

Estreantes
Campeã Maemi Izu / Amy Lark – ABHIR -52,3 pp

Copa Santo Amaro – Geral
Campeã Juliana Silva de Almeida – 144 pontos

Série 0.75 – 10 conjuntos

Geral


Campeão Pedro Maia / Mistica Lu -20,3 pontos

Jovem Cavaleiro / Aspirantes


Campeã Ingrid Prioste / Cadilac D´Olympo – CBH/FPH/ABHIR -22,9 pp

Pré-mirim
Campeã Valentina Marchezzi Fofanoff / Paciana -CBH/FPH -24,0 pp
Vice Sayumi Gallo Izy / Erótica do Bambuiu – CBH/FPH/ABHIR -24,8 pp
3º Giovana Marchezzi Fofanoff / Paiacann – CBH/FPH -28,5 pp

Aspirantes
Campeão Cruiff Prioste / Ópera Balet – ABHIR – 47,3 pp

Amador


Campeão Sgt PM Wellington / IZ Neblon – FPH – 48,3 pp


Vice Eduardo Borba / Leg Buye – CBH/FPH -48,3 pp

Copa Santo Amaro – Geral
Campeã Sayumi Gallo Izu – 146 pontos

Série 0.90m – 15 conjuntos

Mirim / Jovem Cavaleiro


Campeão Rafael Martins / Carano da Essencia – CBH/FPH/ABHIR – 28,1 pp
Vice Livia Inagaki / Horse Love – CBH/FPH – 31,5 pp
3ª Valentina Ambrosio Fernandes / Euler do Guega – CBH/FPH – 33,1 pp

Amador / Master


Campeão Daniel Izu / Erótica do Bambuí – CBH/FPH/ABHIR – 34,3 pp
Vice Ricardo Martins / Hortensia – FPH/ABHIR – 44,8 pp
3º Silvano Bento / Nutella – FPH/ABHIR – 47,1 pp

Cavalos Novos 4 anos
1ª Ten PM Talita / IZ Ohana – CBH – 47,8 pp

Copa Santo Amaro Geral
Campeão Rafael Spagnol Martins – 148 pontos

Série 1* – 1 metro – 6 conjuntos

Amador Top
Campeão CB PM Bardelli / IZ Justo – CBH/FPH/ABHIR – 37,4 pp
Vice Mariana Garcia – ABHIR – 50,pp
3º Laís Robattini / Picasso – CBH/FPH – 103,7 pp

Geral
Vice Feres Jorge Junior / Porshe – 38 pp

Cavalos Novos 5 anos
Campeão Jeferson Sgnalion Moreira / Alcapone do Rincão

CCI-2*L – 1.10m – 2 conjuntos

Senior 2*


Campeão Marcio Appel / Nektar – CBH/FPH – 33,9 pp

Copa Santo Amaro Geral
Campeão Pedro Henrique Maia de Oliveira – 98 pontos

CCI 3*S – 1.20m – 9 conjuntos

Senior Top


Campeão Major Vinicius Albano Almeida Leal / Texas do Rincão – CBH/FPH – 46,4 pp
Vice Ricky Candi / Nice – CBH/FPH – 46,7 pp
3º Ricky Candi / Destaque JT – CBH/FPH – 48 pp

Copa Santo Amaro Geral
Campeão Major Vinicius Albano Almeida Leal – 145 pontos
Vice Ricky Candi – 145 pontos

Resultado completo – clique aqui.

Fonte e fotos: CHSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze + vinte =