ESCOLA DE EQUITAÇÃO

Escola de Equitação CHSA: excelência no ensino

A Escola de Equitação do Clube Hípico de Santo Amaro na zona sul da capital paulista conta com a mais completa infraestrutura para prática do hipismo com dois picadeiros de Salto e trabalho do dia a dia, um picadeiro de Adestramento, três redondéis ideais para iniciação e uma área isolada para aulas do Pônei Clube.

Aberta a sócios e não sócios, a Escola do CHSA oferece aulas de iniciação para todas as idades, Salto, Adestramento e Volteio, além da Equoterapia. Os alunos têm a possiblidade de participar das Copas Santo Amaro de Salto e Adestramento, rankings interclubes, nas principais pistas da casa. Periodicamente, os alunos também podem fazer passeios acompanhados de seus instrutores na imensa trilha do clube que com mais de 330 mil metros quadrados é o maior do país.

A qualidade dos cavalos é prioridade. A tropa que gira em torno de 40 – oito pôneis, cavalos de altura intermediária e também mais altos – é altamente preparada para iniciação no esporte. Os cavalos têm todos cuidados necessários para seu bem estar, inclusive, com opção de piquete.

Modalidades:
Nível I – base
Nível II – iniciação no salto
Nível III – salto até 0.60m
Nível IV – salto até 0.90m
Pônei Clube
Adestramento
Volteio
Equoterapia

Funcionamento:
3ª feira à domingo
Horários:
3ª à 6ª feira: 7h00 às 17h00 (término 17h50)
Sábado e domingo: 8h00 às 13h00 (término 13h50)

Informações:
Escola1@chsa.com.br ; (11) 5694-0600 whatsapp (11) 94014.8921

Iniciação Nível I
Com aulas individuais no redondel (recinto cercado), o aluno tem as primeiras noções de equilíbrio, postura e emprego das ajudas condução do cavalo com total segurança. Uma vez preparado e a devida segurança ao passo, trote e galope, o aluno passa os níveis II a IV no Salto ou optar pelo Adestramento. Aulas para crianças a partir dos 8 anos e adultos sem limite de idade.

A partir de 8 anos
Duração: 30 minutos

Salto
A modalidade Salto é o carro chefe do hipismo brasileiro e o CHSA, com seus cavaleiros e amazonas, o mais premiado clube do país. No ranking da Federação Paulista de Hipismo, o clube garantiu 25 vezes o Troféu Eficiência como mais premiada entidade em 31 anos, bem como estatisticamente computa o maior número de atletas campeões no ranking anual da Confederação Brasileira de Hipismo.

Com professores especializados e cavalos adequadamente preparados, os alunos da Escola aprendem as noções básicas do Salto e podem competir na Copa Santo Amaro de Salto, principal ranking interclubes do hipismo nacional.

A partir de 8 anos
Duração: 50 minutos

Adestramento
Considerada a base de todas as modalidades do hipismo, o aprendizado do Adestramento é fundamental com ênfase na postura, posição corretos e emprego das ajudas que devem ser minimamente visíveis. Com professores especializados e segurança, os alunos são iniciados de acordo com a escala universal de treinamento e podem começar a competir na Copa Santo Amaro de modalidade. Crianças também têm a oportunidade de fazer Adestramento e competir em provas com pôneis.

A partir de 7 anos
Duração: 50 minutos

Volteio
O Volteio é uma modalidade equestre de técnica e equilíbrio com diversas posições e acrobacias no dorso do cavalo conduzido em círculos na guia. Os alunos primeiramente começam a se executar os exercícios a passo e depois a galope. Exercícios no barril são um importante complemento, também em dias de chuva.

O principal objetivo do Volteio é o aprimoramento da harmonia, do sincronismo e da ressonância com o cavalo em movimento estabelecendo um elo de confiança entre o atleta e o animal. A prática da modalidade também é ideal para iniciação no hipismo e posterior escolha de outras modalidades.

A partir de 4 Anos
Duração: 50 minutos

Pônei Clube
Montar em cavalos proporcionais ao tamanho das crianças é um importante preceito no aprendizado do bê-a-bá do hipismo. As aulas com pôneis já podem ser praticadas por crianças a partir de 2 anos sempre acompanhadas de um condutor exclusivo para cada aluno. Exercícios lúdicos e traçados pré-determinados marcados com bandeirolas ou outros apetrechos tornam a aula prazerosa e variada. Ao final, as crianças também têm a oportunidade de dar banho nos pôneis e/ou escová-los.

De 2 a 8 anos
Duração: 50 minutos

Equoterapia
A Escola de Equitação do CHSA, o maior centro de Equoterapia no Estado, conta com uma equipe de atendimento multidisciplinar formada por fisioterapeutas, psicólogos, condutores e acompanhamento de professores de equitação.

O cavalo é o principal agente terapêutico e educacional para pessoas de todas as idades com deficiências e/ou necessidades especiais, incluindo também déficit de atenção, hiperatividade, depressão, entre outros fatores psicológicos. Vale destacar que o andar do cavalo (passo) é tridimensional, semelhante ao andar humano, gerando benefícios no tônus muscular, equilíbrio, coordenação motora e sintonia fina.

Com cerca de 250 praticantes entre crianças e adultos, incluindo 80 atendimentos gratuitos em parceria com o SUS, o CHSA que já oferece Equoterapia há 30 anos cumpre o seu papel social com previsão de crescimento em 2020.

A partir de 1 ano (sem limite de idade) – conforme indicação médica
Duração: 40 minutos