João Oliva, Marcio Appel e Doda Miranda, sócios santamarenses, na Rio 2016

0
655

Nesta segunda feira, 18 de julho, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) anunciou seus atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em coletiva de imprensa na Sociedade Hípica Paulista. Cada uma das modalidades olímpicas do esporte conta com uma equipe formada por quatro integrantes e um reserva. A convocação dos cavaleiros e amazonas é feita com base nos resultados de cada conjunto durante o ciclo olímpico, com a nomeação feita pelo técnico de cada uma das modalidades. Mariette Whitages, Mark Todd e George Morris – respectivamente, técnicos do Adestramento, Concurso Completo de Equitação (CCE) e Saltos – selecionaram seus atletas que foram apresentados por Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH.

Pedro Almeida, João Victor Oliva, Doda Miranda, Luiza Almeida e Giovana Pass foram os atletas convocados que marcaram presença na coletiva de imprensa
Pedro Almeida, João Victor Oliva, Doda Miranda, Luiza Almeida e Giovana Pass foram os atletas convocados que marcaram presença na coletiva de imprensa

 

“Selecionamos para os Jogos Olímpicos os melhores conjuntos que temos, eles estão cem por cento preparados. Investimos ao longo deste ciclo olímpico para competir de igual para igual com os principais concorrentes do mundo. A maioria dos cavaleiros esteve na Europa para essa preparação e os resultados foram significativos. Estamos prontos para os Jogos Olímpicos do Rio”, comemora Giugni.

Entre os convocados, alguns estreantes nos Jogos Olímpicos. Na equipe do Adestramento, com exceção de Luiza Tavares de Almeida, que vai para sua terceira participação, todos os demais participam pela primeira vez da competição. João Victor Marcari Oliva, sócio santamarense, Giovana Pass, Pedro Tavares de Almeida, e o cavaleiro reserva, Manuel Tavares de Almeida completam a equipe. Entre estes componentes, João Victor já esteve presente em uma convocação recente da equipe brasileira, nos Jogos Pan-americanos de Toronto, em 2015, e conquistou a medalha de bronze por equipe. Os irmãos Tavares de Almeida, assim como João Victor, representaram o Brasil na última edição dos Jogos Mundiais Equestres, na França, em 2014.

“Estou muito feliz com essa convocação para os Jogos. Eu pretendo seguir ainda até o início da competição com um treinamento intensivo para poder representar bem o Brasil. Quero fazer o melhor resultado da minha vida dentro das pistas do Brasil˜”, destaca João Victor.

João Victor e todos os demais atletas muito satisfeitos após a coletiva; Sergio Zacchi
João Victor e todos os demais atletas muito satisfeitos após a coletiva; Sergio Zacchi

No Concurso Completo, alguns veteranos que já estiveram em outras edições dos Jogos Olímpicos. Ruy Fonseca e Marcio Carvalho Jorge, que também estiveram nos Jogos Pan-americanos de Toronto, em 2015, e conquistaram a medalha de prata por equipe. Também em Toronto, Ruy subiu ao pódio mais uma vez, na prova individual, aonde conquistou o bronze. Complementam o time Marcio Appel e Carlos Parro. Nilson Moreira ocupa a vaga do cavaleiro reserva. Marcio Appel, cavaleiro do Clube Hípico de Santo Amaro, é o único que nunca disputou os Jogos Olímpicos e chega no Rio na condição de cavaleiro titular. Carlos Parro fez parte da equipe brasileira em Sidney 2000, e Ruy e Marcio Carvalho estiveram em Londres 2012. Nenhum representante da modalidade veio a coletiva, pois todos estão em fase final de treinamento na Inglaterra.

No Salto, a única modalidade do esporte que possui medalhas olímpicas, a equipe será composta por Doda Miranda, Pedro Veniss, Eduardo Menezes e Stephan Barcha. O campeão olímpico Rodrigo Pessoa é quem ocupa a vaga de reserva da equipe. Entre os convocados, Eduardo e Stephan disputam os Jogos pela primeira vez. Pedro fez parte da equipe Olímpica nos Jogos de Pequim 2008 e Doda Miranda que vai disputar a sua quinta Olimpíada. Além de Rodrigo, a CBH ainda conta com Felipe Amaral para ficar à disposição da equipe, caso seja necessário.

“Eu estou muito feliz indo para mais uma Olimpíada, que com certeza tem um gosto mais que especial por ser no Brasil. Estou bastante confiante com todas as equipes, especialmente com a de Salto, que veio fazendo uma evolução bem progressiva. Acho que chegaremos no ápice para os Jogos Olímpicos”, comentou Doda Miranda, que também começou sua carreira em Santo Amaro.

Veja a lista completa dos conjuntos:

Adestramento:
Giovana Pass – Zyngaro de Lyw
João Victor Marcari Oliva – Xamã dos Pinhais
Luiza Tavares de Almeida – Vendaval 04
Pedro Tavares de Almeida – Xaparro do Vouga
Manuel Tavares de Almeida Neto – Vinheste
Técnico: Marriete Whitages
Chefe de equipe: Marcelo Vasconcellos

Concurso Completo de Equitação:
Carlos Parro – Summon Up The Blood
Márcio Appel – Iberon Jmen
Márcio Carvalho Jorge – Lissy Mac Wayer
Ruy Fonseca Fº – Tom Bombadill
Nilson Moreira – Muggle
Técnico: Mark Todd
Chefe de equipe: Julie Purgly

Saltos:
Doda Miranda – AD Cornetto K
Eduardo Menezes – Quintol
Pedro Veniss – Quabri de L’Isle
Stephan Barcha – Landpeter do Feroleto
Rodrigo Pessoa – Citizenguard Cadjanine Z
Técnico: George Morris
Chefe de equipe: Caio Sergio de Carvalho
Com a fonte CBH – MKT Mix – Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui