Zé Roberto em 3º nos EUA em disputa com vitória do amigo Paulo Santana

0
117

Na quinta-feira, 23, o desafio semanal Ruby Violette Challenge no Winter Equestrian Festival nos EUA foi agitado com forte participação brasileira. Dos 55 conjuntos, 16 zeraram, 10 disputaram o desempate, entre os quais três brasileiros. A armação no Palm Beach International Equestrian Center também teve assinatura brasileira com Guilherme Jorge, course-designer da Rio 2016. Montando Azrael W, José Roberto Reynoso Fernandez Filho garantiu o 3º posto sem faltas em 38s29, com direito a comemoração do lado do amigo Francisco Mari, o Kiko, presidente do CHSA, que chegou aos EUA no mesmo dia.

Zé Roberto e Azrael após a 1ª passagem com seus filhos,  o sempre eficiente tratador Leo, e os amigos Francisco e Lourdinha Mari
Zé Roberto e Azrael após a 1ª passagem com seus filhos, o sempre eficiente tratador Leo, e os amigos Francisco e Lourdinha Mari

A primeira vitória de Zé Roberto, bicampeão brasileiro Senior Top e que chegou aos EUA há cerca de um mês, foi no último sábado, 19, montando Galop, em um GP 3* FEI.

Zé Roberto e Azrael W em salto perfeito nos EUA; img arquivo: Hector Garrido
Zé Roberto e Azrael W em salto perfeito nos EUA; img arquivo: Hector Garrido

Já a vitória também teve um gostinho verde amarelo. Montando Taloubet, um sela holandês filho de Baloubet de Rouet de 17 anos, Paulo Santana, brasileiro radicado nos EUA que há quatro anos passou a defender El Salvador, foi o grande vencedor com pista limpa, na imbatível marca de 37s47. Vale destacar que os cavalos de Zé Roberto estão hospedados no Santana Stables, de propriedade de Paulo Santana.

Paulo Santana com seu Taloubet; img: Sportfot
Paulo Santana com seu Taloubet; img: Sportfot

Santana, ex-sócio santamarense, revelou os detalhes da boa forma do veterano Taloubet, com o qual planeja largar no GP Rolex com U$ 500 mil em premiação no próximo sábado, 25/3. “Ele é o tipo do cavalo que não vai mais aprender nada. Temos um protocolo para o final de sua carreira com planejamento das provas. Apenas mantemos ele forte e saudável e não costumo saltar muito no aquecimento das provas”, contou Santana. “Basicamente fazemos um trabalho forte de resistência cardiológica e física. Ele é uma rocha e a sensação de montá-lo é grandiosa.”

Paulo Santana e Zé Reynoso nos bastidores após a premiação
Paulo Santana e Zé Reynoso nos bastidores após a premiação

A norte-americana Lucy Deslauries com Hester garantiu o vice, sem faltas, 37s60. Outros dois brasileiros foram ao desempate. Rodrigo Pessoa montando Ferro Chin VH Lindenhof zerou em 41s91, fechando em 7º lugar. Já Luiz Francisco Azevedo com Comic foi 10º, uma falta, 43s54.

Agenda

O ponto alto da 11ª semana do Winter Equestrian Festival é o GP 5* Rolex, 1.60 metro, no sábado, 25/3, com U$ 500 mil em jogo, logo após o GP Suncast, a 1.50 metro, que distribuiu U$ 130 mil. O GP Suncast até o momento conta com três brasileiros inscritos: Rodrigo com Ferro Chin VH Lindenhof, Eduardo Menezes montando Caruschka e Zé Reynoso e Azrael W. Rodrigo e Ferro Chin VH Lindenhof também estão inscritos GP Rolex 5* e devem optar entre uma ou outra disputa. Também constam na ordem de entrada provisória do GP Rolex Francisco Azevedo com Comic, Pedro Muylaert com Prince Royal Z MFS.

A 12ª e última semana dessa que é considerada a maior e mais longa competição de hipismo do mundo termina em 2 de abril com premiação total de mais U$ 9 milhões. Transmissão ao vivo – clique aqui.

 

CHSA com as fontes Equestrian Sport Production e CBH; fotos: Sportfot, Hector Garrido e cedidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui