Zé Roberto é campeão brasileiro Senior Top 2019 e agora tetra

0
185

No domingo, 10/11, foram definidos os campeões brasileiros da categoria Senior na Sociedade Hípica Paulista. Em jogo três títulos: Senior Top, a 1.55m (rendimento máximo), Senior, 1.45m, e Senior Especial, 1.30m, todas com armação do course-designer internacional argentino Ivan Tagle. Na categoria Senior Top, José Roberto Reynoso Fernandez Filho manteve sua incrível performance ao longo da temporada 2019 e montando Azrael W conquistou o bi consecutivo e tetracampeonato 2015/2016/2018/2019.

Zé Roberto e Azrael W: a mais premiada dupla em atividade no país

O vice-campeonato ficou com Marcello Ciavaglia, carioca radicado em São Paulo, montando Conto RJ. Entre o público destaque para a presença de Philippe Guerdat, técnico do Time Brasil de Salto rumo a Toquio 2020, que acompanhou a disputa de perto e deu dicas a vários cavaleiros.

Marcello e Conto RJ: vice-campeões brasileiros senior top

Após duas provas dois conjuntos haviam virado para a Final individual sem faltas: o santamarense José Roberto com Azrael W e André Nascimento Xavier, brasiliense radicado em SP, com GR Garuda, seguidos por Marcello com Conto RJ, com 6 pontos perdidos (pp). Marcelo e Conto RJ venceram o GP Final, disputado em dois percursos distintos, com apenas 1 ponto perdido por excesso de tempo a cada passagem fechando o campeonato com 8 pp. Trazendo 5 pp da 1ª passagem, Zé Roberto foi o último em pista com a pressão de zerar para garantir o título, uma vez que cada falta equivale a 4 pontos. Dito e feito: cuidadoso Zé Roberto com Azrael W cruzou a linha de chegada da 2ª volta sem faltas e 1 ponto por excesso garantindo o título brasileiro senior top com 6 pontos perdidos e fatia de 60 mil reais dos 117 mil em jogo. Marcello e Conto RJ garantiram o vice, 7 pp. A 3ª colocação ficou com André e GR Garuda, uma égua de criação nacional que está subindo de categoria, que acabaram perdendo 13 pontos na prova final.

Zé Roberto comemora mais um título com seu Azrael W

“O Campeonato Brasileiro é o momento mais importante da temporada. A gente veio de tricampeonato no GP do Internacional Indoor aqui na Hípica Paulista e depois com um bom desempenho no GP do Haras Agromen. Agora consolidamos os resultados com o título brasileiro. São quatro títulos brasileiros o que é muito gratificante para mim, dos quais três com o Azrael. Mais uma vez só tenho elogios a ele”, disse o campeão, 39, destacando as qualidades de Azrael W, um sela holandês de 14 anos, que está com o cavaleiro desde os três. “Acho que temos que agradecer o armador convidado argentino Ivan Tagle ,que armou muito bem colocando a altura e as dificuldades esperadas. Agora vamos trabalhar rumo ao GP do Rio de Janeiro em 24/11 e fica muito obrigado a todos que torceram por nós.”

Zé Roberto ao lado de Kiko Mari, que também é proprietário do craque Azrael W

Marcello, 42, também só tinha motivos para comemorar. “Esse ano com o Conto, venci os GPs da Copa São Paulo, Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro e Curitiba e agora fomos vice-campeões brasileiros. Recebi um convite para me juntar ao grupo que está treinando na Europa visando os Jogos Olímpicos”, destacou o vice-campeão. “Quando lembro que nasci em uma favela do Rio de Janeiro e hoje ter chegado onde cheguei, me deixa muito feliz.” Para o técnico Philippe Guerdat, que acompanhou algumas etapas do ranking senior top em 2019, “o grau de dificuldade do Brasileiro estava bom e os cavaleiros vêm evoluindo bastante.”

Agenda

O Brasileiro Senior Top 2019 também foi válido pela 7ª de 9 Etapas do ranking brasileiro. Encontra-se na liderança José Reynoso, 288,5 pontos, seguido por Marcello Ciavaglia, 252 pontos, Flávio Grillo Araujo, 195,5 pontos. Além do Campeonato Brasileiro, a SHP recebe outras quatro etapas do ranking brasileiro senior top: no SHP Open e Copa São Paulo, no 1º semestre, o Internacional Indoor, em setembro, e em dezembro, entre 5 e 9, a grande final com o Concurso de Salto Nacional Top Riders. Antes do Top Riders, a 8ª Etapa Senior Top agita o 81º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, entre 21 e 24/11.

Vencedores do GP com Francisco Mari, o Kiko, ao lado do anfitrião Romeu Ferreira Leite Jr, presidente da SHP, e Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da CBH

Campeonato Brasileiro Senior Top
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Azrael W – FPH – 6 pp
Vice Marcello Ciavaglia / Conto RJ – FPH – 7 pp
3º André Nascimento Xavier / GR Garuda – FPH – 13 pp
4º Alberto Bento Sinimbu / Quidam Forever – FHGO – 20 pp
5º Flavio Grillo Araujo / Lorentino JMen – FPH – 25 pp
6º Marcos Antonio da Costa Ribeiro Junior / Princess de Revel – FPH – 25 pp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui